segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cinema Independente Profissional


Entre os dias 16 e 18 de setembro, alunos da Produção Literária participaram do workshop "Cinema Independente Profissional", ministrado por Vivi Amaral, criadora e curadora de programação do festival internacional Cinefantasy. O evento foi oferecido pela Oficina Cultural Lélia Abramo, em Araraquara (SP).

O workshop forneceu preciosas orientações a respeito da realização de projetos independentes de cinema: orientações estas que funcionam muito bem igualmente no ramo da literatura independente, se é que isso existe de maneira tão formal quanto existe o cinema independente. A literatura independente ainda restringe-se aos pequenos círculos de amigos e aparentemente está tão longe do grande mercado editorial quanto os autores brasileiros estão de predominar nas listas dos best-sellers de ficção. Ao contrário disso, o mercado cinematográfico está de olhos, e principalmente de braços, cada vez mais abertos para os produtores de cinema independente.

"A culpa é do mercado, que só publica traduções de livros estrangeiros!", gritam uns. "A culpa é do governo, que não dá educação nem cultura para o povo!", gritam outros. "A culpa é do povo, que é ignorante por opção!", sussurram muitos.

Ao invés de ficarem apontando os possíveis culpados, sugerimos que os escritores usem seus dedos para segurarem seus lápis e canetas com cada vez mais firmeza e para datilografarem (coisinha anacrônica, mas confesso-me fã de uma velha Remington...) ou digitarem com cada vez mais perseverança, porque é disso que a humanidade necessita: histórias. Se não fosse assim, o cinema não seria uma indústria tão forte.

Discussões sobre a linha tênue entre o Cinema e a Literatura foram despertadas na Produção Literária a partir desse workshop. Valeu mesmo, Vivi!

Em tempo:

http://www.cinefantasy.com.br/

Um comentário: